Fotografia: Pioneiros

 

Anna Atkins

Para a execução do que pode ser considerado com o primeiro livro de fotografias, a inglesa Anna Atkins produziu inúmeros fotogramas, em cianotipia, de algas existentes no litoral da Inglaterra. Apesar da simplicidade dos fotogramas usados, os trabalhos de Anna Atkins serviram para demonstrar que a Fotografia é um excelente meio de registo e documentação cientifica — mostrando, ao mesmo tempo, as possibilidades estéticas do novo meio.

Anna Atkins (1799-1871), botânica inglesa e filha o cientista John George Children, foi a primeira pessoa a perceber potencial da Fotografia em trabalhos de documentacao cientifica.

Anna Atkins nació en Tonbridge, Kent, su madre murió durante el parto. Su padre, John George Children, fue un químico, minerólogo y zoólogo, distinguido por el mineral childrenita y la pitón de Children australiana (Antaresia childreni), a los que se les dio su nombre.

Entre o ano de seu lançamento e 1850, Anna Atkins produziu mais 12 outras partes desse trabalho, totalizando mais de 350 fotogramas.

Em 1854, com a provável colaboração de uma amiga, Anne Dixon, Atkins produziu ainda outro trabalho: Cyanotypes of British and Foreign Flowering Plants and Ferns.

Links
Bibliografia

Página actualizada em 4.2013

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com