tipografos.net: design: designers: wagenfeld

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design alemão

Wilhelm Wagenfeld (1900 — 1990)

Professor da Bauhaus e designer industrial.

Graças à grande influência exercida pela tradição artesanal na Europa, a figura do designer como profissional importante para definir os processos de produção nas empresas aparece relativamente tarde.

Nos Estados Unidos do século XIX já era possível detectar factores relacionados à produção em massa enraizados no mercado. Na Europa, essa produção é mais esporádica; uma figura sakiente é Thonet. A criação do Werkbund acaba por ser decisiva para estabelecer a produção em série de bens de consumo.

Por volta de 1930, o alemão Wilhelm Wagenfeld partilhou uma tomada de consciência num país onde, apesar de apresentar «infiltrações» do racionalismo americano, a força das teorias e dos trabalhos apresentados em Bauhaus eram importantes.

Nota-se no trabalho de Wagenfeld uma preocupação com o aspecto social, na medida em que foram desenvolvidos produtos baratos e acessíveis para a população. Desenvolveu produtos com um estilo geométrico, introduz inovações na escolha de materiais e um acabamento para melhor adaptar o produto ao uso do consumidor.

Foi uma palestra deste designer que deu o impulso para a nova orientação da empresa Braun. «Para ser melhor que os outros, o produto precisa de um fabricante inteligente, que pense sobre os objectivos do produto, a sua utilidade e durabilidade. A busca pela forma adequada pode originar problemas, que têm de ser solucionados através da pesquisa científica. Como a dos laboratórios de Química e Física. Quanto mais simples um produto industrial, maior o trabalho necessário para sua realização", disse Wagenfeld em 1954.

Ainda no mesmo ano, a Braun entrou em contato com a recém-fundada Escola de Ulm (hfg), considerada a Bauhaus do pós-guerra. A hfg desenvolveu vários projectos em parceria com empresas, alguns de grande porte como a Braun.

Wagenfeld
Wagenfeld Lampe, 1924, Karl J. Jucker e Wilhelm Wagenfeld.
Ligações externas

ss

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com