tipografos.net: design: designers: teague

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design

Walter Teague Dorwin

Arquitecto e designer de produto, pioneiro na criação da profissão do designer industrial, nos Estados Unidos.

WDT

Ele e sua empresa de design — Walter Teague Dorwin Associates (WTDA) — fez design de câmaras, carros, rádios, interiores de avião, pianos, instalações eléctricas, equipamento para postos de gasolina, vidros, mísseis militares e muito mais.

Como arquitecto, planejou o Centennial Dome, em Richmond, Virgínia. Seu filho seguiu-lhe o êxito no negócio de desenho industrial, assumindo WDTA.

Walter Teague é considerado um dos primeiros designers profissionais que apareceram na indústria americana. Foi responsável, a partir da década de 1920, pelo desenvolvimento de produtos com diferenciais estéticos, soluções técnicas adequadas e testes pioneiros com utilizadores.

A capacidade de se relacionar com áreas diferentes foi uma das características importantes para o sucesso de Teague, pois tinha que lidar com engenheiros, departamento de marketing e administradores para gerar soluções adequadas para o mercado consumidor — e para a empresa.

Na Kodak, Teague empregou uma série de recursos visuais no modelo Vanity, de 1928, como foles coloridos e uma embalagem sofisticada, para tentar chamar a atenção do consumidor e sobressair no mercado.

No famoso modelo Bantam, de 1936, combinou elementos estéticos com a resolução de problemas técnicos.

Tentativas de harmonizar aspectos técnicos e estéticos também foram realizadas na American Sales Book Company, onde Teague propôs uma simplificação de formas e melhor adequação de componentes.

Teague também foi chamado para desenvolver grandes projetos como comboios e o interior de aviões, onde ele empregou técnicas inéditas para a época, como a avaliação da satisfação do usuário a partir de ambiências complexas com luz, som e protótipos dos assentos. Apesar de extremamente caros, seu design do interior do Boeing 707, na década de 1950, passou a ser utilizado como padrão na indústria e seus testes serviram como base para outros trabalhos posteriores.

Biografia

Estudou pintura na Art Students League em Nova Iorque (1903-1907), começou sua carreira profissional como designer gráfico ilustrando revistas.

Em 1926 montou um gabinete dedicado exclusivamente ao design industrial.

Teague foi recomendado pelos curadores do Metropolitan Museum para trabalhar com a empresa Eastman Kodak (1928), onde desenhou câmaras, trabalhando em estreita colaboração com os engenheiros da fábrica Eastman

Também trabalhou para Polaroid, assim, ele influenciou o design das câmaras dos mais populares fabricantes de câmeras americanas.

Em 1930, desenhou o automóvel Marmon 16, desenvolvido com seu filho Dorwin, que atraiu a atenção geral.

Kodak
Temas relacionados

What Makes American Design American?

Página actualizada em 7. 2011

ss

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com