tipografos.net: design: ferramentas: standards

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design e arquitectura

Standards, padrões, normas

DIN — Deutsches Institut für Normung e.V.

O DIN (Instituto Alemão para Normalização) é a organização na Alemanha para normalização e padronização, representante da Organização Internacional para Padronização (ISO) no país.

As tomadas eléctricas DIN são um dos muitos padrões criados pelo DIN e que foram adaptados em todo o mundo. Actualmente existem cerca de trinta mil padrões DIN, cobrindo todos os campos tecnológicos.

Alguns padrões ISO foram criados a partir de padrões DIN anteriores, como DIN 476 para tamanhos de papéis, de 1922, que introduziu o tamanho A4, e que foi adoptado como padrão internacional ISO 216 em 1975.

DIN
Formatos (medidas) de papel A0 - A6

No glossário: Formatos DIN Ax

ISO

Organização Internacional de Normalização

http://www.iso.org/iso/home.html

AFNOR

Criada em 1926, a Associação Francesa de Normalização – AFNOR — é reconhecida como de utilidade pública e colocada sob a tutela do Ministério responsável pela Indústria. Conta com cerca de 3.000 empresas associadas. A AFNOR é o membro francês do CEN e da ISO.

AFNOR: Historial

Nos anos de ocupação da França pelos Alemães, durante a II Guerra Mundial, o AFNOR era um órgão cuja função era auxiliar a reconstrução do país. Industriais, engenheiros e arquitectos foram convocados a participar. Le Corbusier foi um deles.

Corbusier: «O AFNOR propunha normatizar os objestos da construção e seu método é simples aritmética aplicada aos usos e utensílios dos arquitectos, engenheiros e industriais.»

«Parece-me arbitrário e pobre. As árvores, por exemplo, com seu tronco, seus ramos, suas folhas e nervuras, me afirmam que as leis de crescimento e combina- ção podem e devem ser mais ricas e sutis. Um laço geométrico tem de intervir nestas coisas e sonho instalar nas obras que mais tarde cobrirão o país, um enredado de proporções traçado sobre o muro ou apoiado nele, feito com ferros laminados e soldados, que será a regra da obra, o modelo que inicia a série ilimitada das combinações e das proporções. O pedreiro, o carpinteiro e o serralheiro irão aí escolher as medidas para seus trabalhos, os quais, diversos e diferenciados, serão testemunhos da harmonia. Tal é o meu sonho.»

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

copyright by algarvivo.com