tipografos.net: design: designers: brandt

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design

Marianne Brandt

Marianne Brandt (1893-1983), nascida como Marianne Liebe em Chemnitz, Alemanha, foi pintora e designer de metal. Na Bauhaus fez experiências no laboratório de metal e criou objectos utilitários domésticos: chaleiras, serviços de chá e candeeiros.

Marianne Brandt entrou para a Bauhaus em Weimar em 1924. Aprendeu nas oficinas de metais, que na altura eram dirigidas por Lázló Moholy-Nagy.

Depois de fazer o exame final, tornou-se directora-adjunta das oficinas e organizou projectos com a colaboração dos fabricantes de candeeiros Korting & Mathiesen AG (Kandem), em Leipzig, e Schwintzer & Graff, em Berlim.

Na Bauhaus, com colegas como Christian Dell e Hans Przyrembel, e desenhou o candeeiro Kandem com a colaboração de Hin Bredendieck em 1928, como parte de um projecto de turma.

De 1928 a 1929 Brandt foi mestra assistente da oficina de metais da Bauhaus de Dessau.

Em 1929 trabalhou no atelier de arquitectura de Walter Gropius em Berlim, e durante os 3 anos seguintes desenvolveu novos conceitos de design para a Matellwarenfabrik Ruppelwerk, em Gotha. Depois regressou a Chemnitz, onde começou a pintar.

Durante esse período tentou licenciar alguns dos seus produtos à loja Wohnbedarf. Brandt ensinou na Hochschule fur Bildende Kunste, em Dresden, de 1951 a 1954, altura em que visitou a China e lá organizou uma exposição de design industrial com o apoio do governo alemão.

Marianne Brandt, Untitled (Self Portrait, double exposed), ca. 1930 31
Marianne Brandt, Untitled (Self Portrait, double exposed), ca. 1930-31
Marianne Brandt, me (Metal Workshop) in 9 years of the bauhaus. a chronicle [me (Metallwerkstatt) 9 jahre bauhaus. eine chronik], 1928
Marianne Brandt, me (Metal Workshop) in 9 years of the bauhaus. a chronicle [me (Metallwerkstatt) in 9 jahre bauhaus. eine chronik], 1928.
Marianne Brandt, Tempo-Tempo, Progress, Culture [Tempo-Tempo, Fortschritt, Kultur], 1927
Marianne Brandt, Tempo-Tempo, Progress, Culture [Tempo-Tempo, Fortschritt, Kultur], 1927
Marianne Brandt, Untitled (Self Portrait Reflected in a Globe in Bauhaus Atelier), 1928-29
Marianne Brandt, Untitled (Self Portrait Reflected in a Globe in Bauhaus Atelier), 1928-29
Links

O Bauhaus Archiv Museum encontra-se em Berlim; informe-se em www.bauhaus.de

Kreis der Freunde des Bauhauses www.bauhaus-freunde.de

www.bauhaus-dessau.de

A influência de Froebel: www.uni-weimar.de/architektur/

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com