tipografos.net: design: temas

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design

O conceito japonês «Kansei»

Entre as várias metodologias propostas para desenvolver novos produtos, hoje destaca-se uma que serve para caracterizar o potencial consumidor/utilizador: a "Engenharia Kansei". Trata-se de um conceito nebuloso e pouco sério...

O Kansei Kougaku (engenharia dos sentidos) é um método para traduzir os "sentimentos e as sensações" dos consumidores nas características do produto a desenvolver.

Supostamente, a chamada Engenharia Kansei pode "medir" os sentimentos e mostra a relação con certas propriedades do produto.

Em consequência, os produtos podem ser desenhados para que apresentem os sentimentos previstos.

A chegada de novos produtos aos mercados é uma enxurrada imparável e avassaladora. Os produtores/fabricantes/designers estão condenados a sobreviver num mercado global fortemente concorrencial.

Os consumidores são cada vez menos exigentes e reagem a estímulos como «marca», «moda», etc. A consequência deste acelerado consumismo é a redução do tempo de vida do produto. O que acarreta terriveis consequências ecológicas.

O designer é pressionado para que, em curto tempo, crie soluções que integrem as «necessidades emocionais» dos consumidores, as suas preferências, etc.

Mas como nem todos os designers são génios, nem podem trabalhar com grandes equipas, torna-se «prático» o recurso a metodologias projectuais que os ajudem a tomar a «decisão correcta».

O Kansei Engineering foi desenvolvido na década de 70, na Universidade de Hiroshima, pelo trabalho de Mitsuo Nagamachi. A origem remete ao filósofo alemão Baumgarten, cuja Aesthetica (1750) foi o primeiro estudo que influenciou o Kansei Engineering.

Na década de 80, o método foi utilizado intensivamente na indústria automobilística japonesa e foi introduzido por Yamamoto, presidente da Mazda, na indústria ocidental.

Nos anos 90, diferentes áreas absorveram os fundamentos do Kansei Engineering, originando diversas denominações para a referida metodologia. Actualmente, não existe um consenso universal quanto à classificação do Kansei Engineering,

O termo kansei pode ser entendido como um grupo de duas palavras, sensitividade (kan) e sensibilidade (sei). Além disso, o seu significado envolve outros conceitos, tais como sensação, emoção, impressão, apreciação e intuição.

Kansei é o resultado de uma impressão subjectiva do indivíduo, em relação a um artefacto, ambiente ou situação, usando os sentidos da visão, audição, tacto, olfacto, paladar, assim como o senso de equilíbrio.

Entre os principais autores da área de Kansei Engineering, estão: Mitsuo Nagamachi (criador da metodologia Kansei Engineering), Shigekazu Ishihara, Simon Schütte, Jorgen Eklund.

Depoiamentos

Naoto Okude, Professor na Keio University's Graduate School of Media Design: http://www.kansei-kachi.com/english/features/03-en.html

ss

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com