tipografos.net: design: designers a-z: morrison

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre o design minimalista.

» Ínicio

»As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Typeface Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Jasper Morrison

Designer industrial inglês, protagonista da «Nova simplicidade» — um movimento que preconiza uma abordagem mais sóbria ao Design de produtos. Considerado «um dos mais influentes designers contemporâneos».

JM

Jasper Morrison (Londres, 1959) estudou no Royal College of Art em Londres, dando sequência aos seus estudos na Hochschule der Künste em Berlim.

Em 1986, fundou seu próprio estúdio em Londres.

Além de mobiliários, também criou lâmpadas, acessórios domésticos, têxteis, um sistema eléctrico para a cidade de Hanover, na Alemanha.

Em 2006, juntamente com o designer japonês Naoto Fukasawa, apresentou teses provocatórias na exposição Super Normal. Entretanto, existe um livro com o mesmo título.

Juntamente com Erwan Bouroullec e Hella Jongerius, Jasper Morrison fez contribuições para a Vitra Home Collection, da Vitra.

Gosta de simplificar e reduzir, dando preferência a materiais ecológicos e economicamente viáveis, conseguindo imprimir um traço criativo até em produtos minimalistas.

Morrison serve de inspiração para jovens profissionais do segmento. Conhecido como minimalista, Morrison aposta em formas simples. Foi eleito Designer do ano na Paris Design Fair, expôs seu trabalho no Design Museum, em Londres, e foi eleito para a distinção Royal Design for Industry em 2001.

Depois de voltar da Alemanha, em 1986, ele abriu o seu próprio estudio, e começou a apresentar o seu trabalho em eventos como a Design Werkstatt, em Berlim, e a produzir peças para grandes empresas de móveis, como Vitra, Cappelini e FSB, ganhando projeção internacional.

A sua primeira inspiração foi o escritório de seu avô, e uma exposição de Eileen Grey que ele viu no Victoria & Albert Museum, ainda criança.

Sempre interessado em pioneiros, como Gerald Summers, Buckminster Fuller e Jean Prouvé, comprava livros de segunda-mão sobre o assunto, e diversos tipos de imagem para ajudá-lo a pensar nas formas, nos materiais e em como aperfeiçoá-los.

A busca pela simplicidade tornou-o um dos principais nomes da 'New Simplicity' e do Minimalismo contemporâneo. Gosta de produzir peças que ele classifica como 'super normal'.

Morrison gosta de «inspirar-se» — ou será mais apropriado dizer: de plagiar? A sua Low Pad Chair foi inspirada por uma cadeira de cabedal e aço feita pelo designer Poul Kjaerholm em 1956. Ele usou uma técnica de tapeçaria para tornar o assento de couro mais confortável e durável.

A Air Chair foi feita de um único pedaço de plástico com gás para texturizar a peça, e uma linha de cerâmica feita em parceria com artesãos da vila de Vallauris, na França. Todas as peças são únicas e foram feitas à mão, mas tem a aparência de objectos feitos industrialmente e em larga escala.

Basel Chairs
Basel Chairs

Seguindo os mesmos princípios fundamentais da exposição Super Normal, Jasper Morrison abriu uma loja no seu estúdio londrino. Tal como na apresentação desenvolvida em conjunto com Naoto Fukasawa, a pequena loja apresenta uma selecção de objectos caracterizados pela funcionalidade e «pureza minimalista».

Para além das peças desenhadas pelo próprio para marcas como a Vitra ou a Alessi, poderá ainda encontrar objectos utilitários que o designer escolheu nas suas viagens, tais como um martelo italiano ou um recipiente para óleo vindo do Japão.

Ligações exteriores

http://www.jaspermorrison.com/html/index.html

http://designmuseum.org/design/jasper-morrison

Página actualizada em 2014

ss

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

copyright by algarvivo.com