tipografos.net: design: escolas: hfg

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design

Hochschule für Gestaltung Ulm / hfg (1953-68)

As posições desenvolvidas na Escola de Design de Ulm ( Hochschule für Gestaltung, hfg) foram puristas e austeras. A escola durou apenas 15 anos, mas difundiu uma visão de extremo funcionalismo no design.

Estudos de cor

A Hochschule für Gestaltung Ulm é considerada a mais significativa tentativa de estabelecer uma ligação com com os pioneiros do design alemão. Foi sucessora da Bauhaus pelos seus métodos de ensino, disciplinas leccionadas, ideais políticos e por também acreditar que o design tinha um importante papel social a desempenhar.

Na Escola de Ulm, que prometia continuar a obra didáctica da Bauhaus, desenvolveram-se vários conceitos importantes do design do pós-guerra. Ao lado de Aicher, foram o suíço Max Bill e o argentino Tomás Maldonado que moldaram esta instituição.

A Hochschule für Gestaltung Ulm foi fundada em 1953 por Inge Aicher-Scholl, Otl Aicher, Max Bill, entre outros.

Procurando seguir a realidade do pós-guerra, o conceito e o programa da hgf foi uma reformulação das intenções professadas na Bauhaus.

Aicher, Maldonado, Gugelot e Zeischegg, professores da nova geração, previam um design também apoiado na ciência e na tecnologia.

Aicher

Aicher com estudantes da hfg (1958). Foto: Wolfgang Siol

A Escola de Ulm desenvolveu vários projectos em parceria com a indústria, algumas de grande porte — como com a empresa de electro-domésticos Braun. Os produtos projectados para a Braun ajudaram a concretizar a filosofia funcionalista da hfg.

hfg hfg

Cartaz de Stefan May, 1963/64.

Cartaz de Herbert Lindinger, 1963.

hfg

Cartaz de Gerhard Kolberger, 1965/66.

Cartaz de Otl Aicher, Congresso de Design de 1964.

Ligações externas
Bibliografia

Página actualizada em 2.2011

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com