tipografos.net: design: designers: colani

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design

Luigi Colani

Designer??? Com 80 anos de idade, o teuto-ítalo-suíço-polonês continua a querer «reinventar» o mundo. Infantil, controvertido e irreverente, converteu a sua queda para a ficção científica em formas aerodinâmicas e espalhafatosas.

CL
O designer de bigodes de leão marinho.

A Terra é redonda. Todos os projetos de Luigi Colani são, de alguma forma, redondos. «Do ponto de vista filosófico, a linha recta não tem justificativa para a existência», afirma o autointitulado "filósofo das formas".

«Não há uma entrevista em que ele não recrie o cosmos, ou abra guerra contra seus colegas, 'esses imbecis', ou sublinhe que na Ásia é venerado como divindade», comentou o Süddeutsche Zeitung. O jornal critica o facto de que «após o lançamento encenado como uma sensação», os produtos projectados pelo arrogante Colani «desaparecem na cave – não prestam para a produção em série».

Em mais de 50 anos de carreira, Colani projectou todo tipo de objectos e formas, desde canetas esferográficas até um navio de frete com 500 metros de comprimento.

Consta que 70% dos projectos de Colani nunca foram construídos, a revista Der Spiegel chega a contar "menos de meia dúzia que foram fabricados e vendidos". Porém, o facto não parece afectar o mestre e os fãs. Afinal de contas, a culpa cabe sempre aos outros, os "grosseirões bitolados", os "funcionários do design" ou os "executivos bem penteados".

Um adepto defende: "Mesmo se considerarmos apenas 10% dos projectos de Colani como bem-sucedidos, ainda fica o suficiente para ele entrar na história do design como um dos maiores".

Luigi Colani estudou escultura e pintura na Hochschule der Bildenden Künste em Berlim em 1946. Em 1948 foi para Paris para estudar aerodinâmica e trabalhou no estudo de veículos conceptuais para revistas de motos e automóveis.

De 1952 a 1953 Colani encarregou-se da pesquisa de materiais capazes de suportar grandes velocidades para o fabricante norte-americano de aeronaves Douglas.

No seu regresso á Europa em 1954, trabalhou para muitos clientes, incluindo a Alfa-Romeu, Lancia, Volkswagen, BMW, Thyssen, Boeing, Rosenthal, Villeroy & Bosch e Rockwell (NASA).

A forma dita «orgânica» do seu servoçi de chá de porcelana Drop (1970) para a Rosenthal surge a partir de considerações ergonómicas e funcionais, e as suas cadeiras e bancos de plástico brilhante, Sitzgerat (1971-1972) para adultos e Zocker (1972) para crianças, demonstram o seu interesse nos materiais e funcionalidade.

CL

Em 1973 foi fundado no Japão o Colani Design Centre e uma década mais tarde Colani mudou-se para lá.

Em 1993 Colani desenhou computadores para a Vobis e dois anos depois abriu um Colani Design Centre em Lunen, na Alemanha.

Enquanto as formas de Colani nascem de um conhecimento de ergonomia e de aerodinâmica, a rectórica do seu design divertido é muito contestada.

Ligações externas

http://www.colani.ch

Luigi Colani exhibition, Design Museum, London http://www.cityofsound.com/blog/2007/05/luigi_colani_ex.html

ss

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com