tipografos.net: design: birkenstock

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre Design industrial

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Sandálias Birkenstock

Uma sola à semelhança das curvas da base do pé, feita de cortiça e látex. A sola ergonómica criada no final do século XIX pelo sapateiro Konrad Birkenstock é o produto característico da empresa. A típica «sandália ecológica», desenvolvida nos anos 60 por Karl Birkenstock, consolidou a marca no mercado alemão e internacional.

Sabdálias Birkenstock Design de Produto tipografos.net

A receita de sucesso é: cortiça, látex e camurça

Tudo começou em 1774. Johann Birkenstock instalou-se como sapateiro em Vettelschoss, na Alemanha. O negócio foi correndo, sem precalços, sempre nas mãos da família.

Em 1902, o neto do fundador, Konrad, teve uma ideia que iria revolucionar a empresa: uma palmilha curvilínea, à semelhança das próprias curvas do pé, numa sola de cortiça.

Estava dado o mote para o sucesso das Birkenstock. Hoje a marca está em todo o mundo e a exportação chega a lugares tão distantes como o arquipélago das Fiji, na Oceania.

Os valores do produto (USPs)

Com curvas anatómicas que seguem fielmente a forma do pé, a sola é feita a partir da mistura (composite) de granulado de cortiça com látex, com as laterais revestidas com camurça.

O encaixe para o calcanhar, o apoio da base dos dedos e a borda alta da sola proporcionam conforto, auxiliam a circulação sanguínea e protegem os dedos dos pés.

A sola das Birkenstocks são modeladas para que o peso de corpo seja apoiado de modo uniforme pela da base do pé.

Só na Alemanha existem mais de 500 representantes da marca. Já em Portugal, as coisas são diferentes. Apesar do crescente sucesso das sandálias, existe apenas um distribuidor da empresa, a Step In, que comercializa os vários modelos e as seis sub-marcas da Birkenstock, pelos cem clientes espalhados pelo país.

Birkenstock
A fama nos pés

Como forma de tornar as sandálias mais apelativas ao público em geral, a Birkenstock tem convidado vários famosos a contribuirem com ideias para a criação de novos padrões e cores para os modelos já existentes.

Heidi Klum, a modelo alemã, é uma delas. Com três colecções assinadas, Heidi dá a cara (e o corpo) ao manifesto e promove o calçado dos seus conterrâneos. Mas não é a única. Whoopi Goldberg, Cindy Crawford, Robin Williams, ou Tico Torres, dos Bon Jovi, são nomes que deram à Birkenstock um lugar nos pés dos famosos.

Com brilhantes, padrões alternativos (Heidi criou umas socas cujo padrão é a letra da canção "Kiss from a Rose", do marido, o cantor Seal) e muitas cores, as Birkenstock ultrapassaram todos os preconceitos e passaram de patinho feio a cisne.

Longe vão os tempos em que ter umas sandálias desta marca era sinónimo de problemas ortopédicos ou falta de gosto. Há socas, sandálias, chinelos, ténis e sapatos para todas as idades e ambos os sexos.

Drew Barrimore, Juliane Moore, Naomi Watts, as gémeas Olsen foram fotografadas com Birkenstocks nos pés.

Por cá, a série "Morangos com Açúcar" rendeu-se à marca e durante três anos a loja Birkomania patrocinou a novela.

“Sou um pioneiro das Birkenstock. Uso há dez anos, desde o chinelo de meter o dedo até à bela da soca. Ando sempre com eles, da Primavera ao Outono.” Quem diz é José Pedro Vasconcelos, mas não é o único.

Maria Rueff, que tem quatro pares desta marca, adora “o absoluto conforto, e o facto de serem ergonómicos. Não há coisa melhor”. Rita Seguro, não dispensa os seis pares de Birkenstock e Elsa Raposo também não: “São superconfortáveis e o contacto do corpo com a matéria orgânica, da qual as Birkenstock são feitas, é muito mais agradável do que com borracha ou plástico.”

Em 2003, a Birkenstock comercializou cerca de 12 milhões de pares de calçados. O facturamento da empresa ultrapassou a marca dos 500 milhões de euros.

Apesar do crescimento e do número cada vez maior de representantes no estrangeiro, a empresa não pensa em expandir a sua linha de produção ou logística para o exterior. De acordo com o gerente de vendas Bernd Hillen, a Birkenstock pretende continuar a ser uma fabricante de calçados "100% made in Germany".

Links

http://www.birkenstockusa.com/quality/soft-footbed

http://www.stepin.pt/StepIn/index.php?Pagina=Home

Birkomania: http://ge4487.wix.com/birkomania

Página actualizada em 4.2014.

.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com