tipografos.net: design: matérias-primas

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design

Algodão / Jeans

É uma planta comum no México, Brasil, EUA, China, India, Paquistão, Austrália e África. Estima-se que a produção mundial gire em torno de 25 milhões de toneladas / ano. Serve, por exemplo, para produzir o pano para as "blue jeans".

O algodão está entre as mais importantes culturas de fibras no mundo. Todos os anos, uma média de 35 milhões de hectares de algodão é plantada no planeta Terra. A procura mundial tem aumentado desde a década de 1950, com um crescimento anual médio de 2%.

O comércio mundial do algodão movimenta anualmente cerca de 12 bilhões de dólares e envolve mais de 350 milhões de pessoas na sua produção, desde os campos até a logística, o descaroçamento, o processamento e a embalagem.

O algodão é uma fibra obtida dos frutos de algumas espécies da planta denominada algodoeiro (Gossypium, família Malvaceae). Há muitas espécies nas áreas tropicais da África, Ásia e América. Conforme a variedade, pode ser uma árvore ou um arbusto, com folhas alternadas e que dão flores amarelas ou vermelhas.

A qualidade do algodão varia de acordo com o tipo de algodoeiro, pois umas variedades fornecem fibras mais compridas que outras.

Desde o final da última Era glacial já eram confeccionadas roupas com algodão. Actualmente, somente 4 espécies são aproveitadas em larga escala para a confecção de tecidos e produtos farmaceuticos / higiénicos.

As propriedades físicas da fibra determinam a sua qualidade — ou valor tecnológico. No entanto, o conceito de qualidade do algodão sofreu modificações no passado em função das determinações tecnológicas.

Antigamente o valor do algodão era considerado em função do comprimento da fibra e do tipo comercial, sendo o primeiro determinado manualmente pelos classificadores e o segundo, visualmente, em função da limpeza, aparência, cor e aspectos de beneficiamento.

A pesquisa tem revelado a importância de outras características físicas, utilizando aparelhos adequados, cuja evolução foi rápida nas últimas décadas. Hoje em dia, a maioria das indústrias já leva em consideração o Índice Micronaire, a tenacidade da fibra e a maturidade na avaliação da matéria-prima.

O teste considerado padrão nos dias de hoje, para aferir as qualidades da fibra chama-se HVI (High Volume Instrument). A classificação visual também é muito utilizada ainda.

Ganga / Denim / Jeans

A ganga é um tecido de algodão, muito resistente e muito usado em vestuário informal, geralmente em tons de azul — em jeans, por exemplo. Denim (ou brim) é um tecido de algodão em que os fios do urdume (longitudinal) são tintos com corante anil, normalmente com ligamento sarja.

Denim é o tecido para a fabricação de artigos ganga (ou jeans). A palavra "denim" surgiu na França no século XVII a partir da expressão serge de Nîmes, em referência a um tecido produzido na cidade de Nîmes, mescla de seda e lã. No século XIX passou a designar um tecido de algodão rústico, produzido nos Estados Unidos, usado pelos trabalhadores e mineiros.

China Blue

http://www.culturapollensa.com/es/china-blue-documental-jeans-china/

Algodão orgânico?

O escândalo rebentou: muitas das peças de vestuário vendidas em algumas das grandes cadeias de pronto-a-vestir, como a H&M e a Tchibo, com a etiqueta "fabricado em 100% algodão orgânico",... afinal são falsas.

A denúncia é do Financial Times Germany. De acordo com o jornal, grandes quantidades de algodão orgânico importado da Índia é, na verdade, algodão modificado geneticamente. A H&M continua a promover a sua linha Organic Cotton, garantindo que é fabricada em 100% algodão orgânico.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com