Tipografia
Homepage tipografos.net   Search by FreeFind

Lucy Carlinda da Rocha de Niemeyer

Especialista nas áreas da comunicação, semiótica, conforto, Design Industrial, Design Gráfico, Design de Interiores, Projecto de Produto e Design Editorial.

lm

É presidente do IBDesign (Instituto Brasileiro do Design), sedeado no Rio, e foi vice-presidente da Associação de Ensino/Pesquisa de Nível Superior em Design (AEnD-BR) e integrante do corpo editorial da revista Estudos em design até 2002.

Concluiu o doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2002.

Actualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Presidente do Instituto Brasileiro do Design.

Lucy Niemeyer publicou 16 artigos em periódicos especializados e 38 trabalhos em anais de eventos. Possui 14 livros publicados. Possui 208 itens de produção técnica. Participou em 18 eventos no exterior e 100 no Brasil. Orientou 408 trabalhos de conclusão de curso na área de Desenho Industrial.

Disciplinas que lecciona na Esdi: Graduação Desenvolvimento do Projeto de Produto I Metodologia do Projeto II Disciplinas na Esdi / Pós-graduação Semiótica aplicada ao design Semiodesign: produtos e relações significantes

Lucy Niemeyer é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professora da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), além de leccionar na PUC-Rio.

Nascida em 1945, Lucy Niemeyer era uma aluna recém-saída do então revolucionário Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, quande se inscreveu no concurso para ingresso na recém-criada Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi). Integrou assim a segunda turma da instituição, tendo como companheiros de oficinas e salas de aula alguns dos nomes que, como ela, tiveram a tarefa de construir a imagem do designer brasileiro.

Após formada em design gráfico, Lucy não se limitou a atuar como design de escritório. Integrou diversas associações profissionais, organizou e participou de encontros e eventos para a discussão da atividade e do ensino no país. Permaneceu vinculada ao universo da ESDI, então ainda um ponto de referência do fazer design no Brasil.

Não demorou muito para que voltasse às salas de aula - agora, como professora. Da prática docente, ela extraiu novas dúvidas e questionamentos. E logo dedicou-se à pesquisa de pós-graduação, da qual resultou a elogiada e polêmica dissertação que deu origem a Design no Brasil: Origens e Instalação, primeiro título lançado pela Editora 2AB, em 1997.

Publicações

LN é autora de três livros: Design no Brasil: Origens e instalação, de 1997, Tipografia: uma apresentação, de 2000, e Elementos de semiótica aplicados ao design, de 2003.

Publicou artigos científicos e de divulgação em revistas e outros periódicos. Integra o Comité Organizador dos Congressos Internacionais de Pesquisa em Design, cuja última edição ocorreu em 2003, no Rio de Janeiro, e actuou na organização dos P&Ds (Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design) em todas as suas edições até 2002.

Tipografia
ln

Lucy Niemeyer. Tipografia: uma apresentação.

Temas: Tipografia, design gráfico, letra, composição de textos, tipologia, legibilidade, classificação de famílias, fontes digitais. 10,5x15,5cm. Livrinho ilustrado (P&B).
ISBN 85-86695-18-1.

Uma obra em português que divulga noções básicas sobre o uso, o estudo, a pesquisa e a criação com tipos.

A 4a edição, o livro vem em formato maior (14 x 20 cm), com 112 pp., ilustrações mais numerosas e detalhadas e texto actualizado com acréscimos da autora. Tipografia: Uma apresentação é a principal referência brasileira para a obtenção de noções básicas sobre tipografia e foi a primeira obra brasileira de introdução ao assunto voltada especificamente para designers.

Niemeyer apresenta detalhes sobre os tipos e as famílias tipográficas, um histórico (agora ampliado) da tipografia e os tipógrafos mais importantes, noções tecnológicas sobre fontes e considerações sobre seleção e aplicação de tipos nos projetos de design gráfico.

Tipografia: Uma apresentação foi o primeiro livro brasileiro a apresentar a classificação Vox/ATypI e traz ainda um detalhado capítulo para ajudar o leitor a diferenciar as famílias.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

copyright by algarvivo.com