Tipografia Bitmap
Homepage tipografos.net   Search by FreeFind

Parâmetros que afectam a legibilidade

Os esforços empregues para obter de um texto impresso a maior legibilidade possível têm que incidir sobre a micro-tipografia (desenho das letras e dos detalhes das letras) e sobre a macro-tipografia (composição de palavras, linhas, colunas e páginas, justificação, tamanhos, hierarquia de conteúdos, etc.).

Existem múltiplas variáveis que influenciam a legibilidade, pelo que resulta difícil determinar um conjunto de regras de rápida e segura aplicação. No entanto, não é difícil estabelecer e fixar algumas linhas mestras que nos ajudem a compor com alguma segurança texto legível. [André Gütler e Christian Mengelt, Fundamental research methods and form innovations in type design compared to technological developments in type production. 1985]

Existe um amplo consenso entre investigadores e publicistas sobre o facto que a legibilidade dos diferentes tipos está sempre fortemente influenciada pela maqueta eleita para a composição e para a paginação.

Parâmetros como o tamanho da página, a cor, a textura e o brilho do papel, a mancha gráfica, o número de colunas, os espaços, afectam a leitura do texto tão fortemente como as características micro-tipográficas dos tipos [Wrolstad, Merald E. Methods of research into legibility and intelligibility. 1970]

É tão fácil compor uma página utilizando um tipo com boa legibilidade (como, por exemplo, uma romana como a Garamond), como é fácil, usando o mesmo tipo, criar uma página que apresente sérias dificuldades para o leitor.

Parâmetros como a largura das colunas, o tamanho do tipo e os espaços entre as letras, palavras e linhas, têm enorme peso na legibilidade de um livro, de uma brochura, de uma revista ou de um prospecto.

Portanto, a disposição da página (a macro-tipografia) é um factor de primeira ordem. Será discutido mais adiante. Vejamos primeiro quais as variáveis micro-tipográficas que afectam a legibilidade—particularmente aquelas que estão sob o controle de um paginador usando ferramentas adequadas, como, por exemplo, InDesign da Adobe.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

copyright by algarvivo.com