albers
             
T I P O G R A F O S . N E T   S I T E - M A P   by FreeFind

Walter Gropius (1883-1969)

wg
 

Antes de fundar a escola Bauhaus, Walter Gropius foi membro do Werkbund, ainda a viver a disputa entre os que seguiam a tendência industrial de Muthesius e aqueles que resistiam na tendência artesanal do belga Henry van de Velde.

Gropius conciliou o melhor destas tendências com esse programa que foi o Manifesto da Bauhaus. Esta escola foi o maior centro do modernismo e do funcionalismo.

Nos anos da crise pós-guerra, na República de Weimar, Walter Gropius é nomeado director da antiga escola de van der Velde e reuniu as escolas de Belas-Artes e a das Artes Aplicadas.

Em 1919, a Bauhaus abre as suas portas na cidade de Weimar. Esta escola estatal assenta nos conceitos do Werkbund. O arquitecto Walter Gropius é apontado para dirigir a nova «Schule für Gestaltung».

Gropius via na experimentação artesanal e artística os instrumentos de pesquisa, ensino e aprendizagem ideais para criar o design dirigido para a produção em série. As tecnologias industriais para a produção em massa efectivariam uma «democratização» do design.

Já em Dessau, Gropius foi encarregado de projectos de urbanização.

Em 1928, Gropius abandona a Bauhaus; na direcção sucede-lhe o arquitecto suíço Hannes Meyer. O Funcionalismo é estabelecido como ideologia-mestre.

Nos Estados Unidos

A partir de 1937, Walter Gropius passa a lecionar na Universidade de Harvard e no ano seguinte torna-se director do Departamento de Arquitectura da universidade.

Nos Estados Unidos começa a desenhar arranha-céus, criando uma tipologia arquitectónica que será exaustivamente copiada nas décadas seguintes.

Em alguns projectos associa-se a Marcel Breuer, ex-aluno da primeira geração da Bauhaus. Com este, projeta um bairro operário em New Kessington, próximo a Pittsburgh.

Falece em Boston em 1969.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com